5 motivos para aplicar a biofilia no seu ambiente de trabalho

A biofilia é uma palavra que deriva do grego bios, que significa vida, e philia, que significa amor, afeto, sendo um conceito que representa o amor pela vida ou a algo que é vivo, uma exaltação da natureza e da necessidade de estar conectado a ela.

Essa necessidade de se relacionar, estar presente e ter contato com algo vivo está intrínseca à própria evolução humana. A busca pela interiorização da natureza em ambientes construídos se tornou cada vez mais comum, como uma maneira de nos aproximar um pouco mais de elementos vivos.

O bem-estar que a natureza proporciona à humanidade é uma necessidade física e psicológica que proporciona inúmeros benefícios à saúde e ao bem-estar social, mental e físico.

A necessidade de integrar os espaços com a natureza vem migrando da esfera íntima/particular e passando para locais coletivos/públicos. É possível observar escritórios corporativos adotando posturas mais humanas e reforçando o caráter de bem-estar atrelado aos momentos de trabalho.

A seguir, listamos alguns dos principais motivos para aplicar a biofilia e elementos biofílicos, e trazer o verde para espaços de trabalho amplia a proposta de valor do trabalho.

1. Ambientes mais saudáveis e com melhores condições ambientais

A utilização de luz e de ventilação natural não só otimiza a qualidade dos espaços internos como também traz maior eficiência energética.

O uso excessivo de ar-condicionado tende a ressecar o ar e aumentar as chances de contaminação por vírus, assim como a iluminação artificial excessiva pode atrapalhar nosso ritmo circadiano, gerando uma confusão nos momentos de alimentação e descanso, por exemplo.

A mudança na temperatura de cor da luz indica qual é o momento do dia, relacionando-se às nossas necessidades. Quando preenchemos os ambientes com luz e ventilação natural, entregamos mais saúde aos seres que ali habitam.

2. Aumento no tempo de permanência em espaços mais agradáveis

Quando trazemos elementos biofílicos para espaços internos, como abundância de plantas e materiais orgânicos brutos, como madeira e pedra, ou até mesmo o elemento água, aumentamos o bem-estar e, consequentemente, nos sentimos bem e tendemos a ficar mais tempo nesses espaços. Não é à toa que buscamos parques ou praias quando queremos recarregar as energias.

O sentimento de acolhimento é quase automático e nos sentimos confortáveis para fazer outras atividades e melhorar nossa relação com as demais pessoas que ali estão.

3. Redução do estresse e dinamização da pressão

Se imaginarmos que podemos nos energizar dentro do nosso próprio espaço de trabalho com elementos naturais, com plantas e água, sentindo aromas, ruídos e umidade, entendemos que esses espaços são muito menos opressores e que a empresa valoriza o bem-estar de seus colaboradores.

Dessa forma, as pessoas tendem a ficar mais tranquilas e o conflito ocorre de maneira mais amena. Apesar de cenários e situações de estresse serem passíveis de ocorrer, os recursos externos ao ser humano promovem um reequilíbrio natural.

Inclusive, espaços que contam com a presença de animais, como cães e gatos, tendem a ser mais descontraídos e resilientes.

4. Vivenciar lugares mais inspiradores e criativos

A fartura de elementos naturais gera uma consequência muito positiva: o estímulo à criatividade e a abertura inconsciente à resolução de problemas, isso porque o bem-estar é fator fundamental para o desenvolvimento dessas questões.

Posicionadas em locais adequados, as plantas potencializam processos criativos e inspiram soluções que podem parecer inusitadas. A natureza, contudo, é repleta de soluções simples e, ao mesmo tempo, sofisticadas.

5. Tornar-se referência e criar um legado

Quando temos um ambiente corporativo com elementos biofílicos, trazemos diversos elementos e subsídios para uma melhor relação interpessoal, um maior bem-estar social e ambiental, além de deixar os espaços bem mais interessantes e instagramáveis, fazendo com que funcionários e colaboradores tenham orgulho de transmitir não só valores da empresa como também benefícios associados a ela, além da remuneração por trabalhar lá.

Esse legado ultrapassa os limites da empresa e estimula todos à volta, inclusive clientes que ali estiverem, vivenciando os benefícios, por meio de fotos, histórias e relatos, dessa relação com o espaço biofílico de trabalho. Por vezes, estimulando positivamente até para que mais pessoas tenham mais plantas em suas residências ou, simplesmente, para que prestem atenção a outras escalas e estilos de vida.

Um dos mais bem sucedidos exemplos que temos e uma maneira fácil de trazer essas experiências para dentro do escritório ou residência é por meio da Linha Arrastão, que traz a natureza pra dentro do mobiliário, não só otimizando o espaço, mas também proporcionando outra maneira de tocar nas plantas e sentir suas texturas e aromas.

Confira essa linha de mobiliário versátil, leve e prática desenvolvida pela Plantar Ideias.

Veja também: Arquitetura Corporativa

Motivos para aplicar elementos biofílicos no ambiente de trabalho
EN | PT
error: Content is protected !!