Arquitetura verde: o que é e como aplicá-la em projetos?

O avanço tecnológico foi o maior responsável pelo desenvolvimento da construção civil, um setor crucial para o crescimento econômico de qualquer nação. Apesar disso, tamanho desenvolvimento não pôde ser alcançado sem determinadas desvantagens, sendo o impacto ambiental a maior delas. 

É por isso que o conceito de arquitetura verde tem ganhado tanta força desde o final do século XX, estabelecendo diretrizes mundiais para a construção de projetos mais sustentáveis e ambientalmente amigáveis. 

Se você tem curiosidade sobre a arquitetura verde e gostaria de saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir este artigo que preparamos! 

O que é arquitetura verde?

A arquitetura verde, ou arquitetura sustentável, caracteriza-se pelos projetos de construção civil que priorizam a otimização dos recursos naturais. Seu principal objetivo é minimizar o impacto ambiental de tais construções e oferecer mais qualidade de vida para todos aqueles que utilizarão o espaço. 

Dentre os cuidados tomados em projetos de arquitetura sustentável, podemos destacar o uso inteligente de recursos naturais – como a luz do sol, por exemplo –, utilização de fontes de energia sustentáveis, uso de materiais ecologicamente corretos ou reciclados e o posicionamento do imóvel, levando em consideração o seu impacto no local. 

Quais são as características da arquitetura verde?

A arquitetura verde, assim como outros aspectos do movimento pró-sustentabilidade, baseia-se em princípios simples, mas que podem fazer toda a diferença. 

Um dos conceitos que regem esse tipo de arquitetura são os 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Isso pode ser observado em diversos aspectos dos projetos de arquitetura sustentável. 

A redução pode ser observada, por exemplo, no uso inteligente de materiais, ou até mesmo na redução do impacto ambiental causado pelo uso de matérias-primas ecológicas.

Já a reutilização pode ser observada no reuso de materiais e recursos, com a implementação de sistemas hidráulicos adaptados, por exemplo. Por fim, esses projetos também utilizam materiais reciclados e de origem sustentável, fomentando a economia local. 

É importante lembrarmos que a arquitetura verde tem por objetivo trabalhar a conscientização da população quanto à importância do cuidado com a natureza, evidenciando que o crescimento econômico por meio da construção civil não precisa estar atrelado à exploração indevida dos recursos naturais.

A arquitetura verde é uma realidade no Brasil?

No ano de 2013, o Brasil estava em 4º lugar no ranking mundial de países com maior concentração de edificações sustentáveis. Apesar disso, ainda não existem normas sólidas para a certificação de produtos e projetos sustentáveis no país – exceto para madeiras certificadas. 

Isso é um avanço, mas a arquitetura verde pode ir muito mais além. Ainda que ela não seja a norma no Brasil atualmente, pode-se observar um movimento de conscientização quanto ao uso de materiais recicláveis e outros cuidados relacionados à sustentabilidade. 

A aplicação da arquitetura verde em projetos

Projetos sustentáveis que utilizam a arquitetura verde podem ser observados ao redor do mundo. Ainda que eles sejam extremamente variados em características físicas, existem alguns pontos em comum na maioria deles:

Sistemas de ventilação e iluminação natural: construções do tipo levam em consideração a posição dos ventos e do sol para maximizar a ventilação e a iluminação da melhor maneira, ajudando a economizar energia elétrica. 

Uso de fontes alternativas de energia: mesmo quando construções verdes utilizam energia elétrica, ela deve ser proveniente de fontes renováveis e alternativas, como a energia solar fotovoltaica, por exemplo. 

Reciclagem dos restos da construção: o impacto ambiental da construção civil se estende para além da entrega do prédio. Por isso projetos sustentáveis prevêem a reciclagem de todos os restos provenientes da construção, minimizando o impacto ambiental e fomentando o mercado local. 

Telhados verdes e jardins verticais: o telhado verde ajuda a diminuir a temperatura interna dos ambientes, reduzindo a demanda por aparelhos de refrigeração. É importante que todo o paisagismo seja feito com vegetação nativa. 

Quer saber mais sobre projetos sustentáveis? Visite o site da Plantar Ideias

Nós somos uma empresa especializada em projetos únicos e sustentáveis, equilibrando habilidades técnicas e criatividade para criar ambientes leves, agradáveis e genuinamente brasileiros. Acesse nosso site e conheça alguns de nossos projetos sustentáveis.

Arquitetura verde
EN | PT