Como funciona um projeto sustentável?

Em um mundo cada vez mais atento às soluções ecologicamente mais vantajosas, é impossível ignorar a importância dos projetos sustentáveis para salvar o planeta. Só para se ter ideia, os edifícios comuns são responsáveis pelo consumo de mais da metade da energia utilizada nos principais países do mundo e pela produção de gases altamente prejudiciais ao clima e ao meio ambiente.

Dessa forma, construir com responsabilidade e valorizar os conceitos da arquitetura sustentável se tornou indispensável para preservar a natureza e trazer ideias criativas para a sobrevivência e habitação das pessoas.

O que é um projeto sustentável?

Quando se pensa em sustentabilidade, o objetivo é suprir as necessidades humanas do presente sem comprometer o futuro. Dito isso, projetos sustentáveis visam oferecer soluções inovadoras de moradia, acessibilidade e produção sem prejudicar o meio ambiente.

Obviamente, é impossível elaborar qualquer projeto arquitetônico sem gerar nenhum prejuízo à natureza, mas a ideia é que haja pelo menos um plano para minimizar os riscos e danos ao implementar uma construção, seja ela residencial, comercial ou industrial.

Para isso, além de pensar em alternativas mais econômicas, é fundamental priorizar métodos e o uso de materiais menos devastadores ao meio ambiente, como a terra, bambu (também chamado de aço verde na construção civil), palha e resíduos reaproveitáveis.

Por que fazer um projeto sustentável?

Antes vista como uma tendência, a sustentabilidade hoje se tornou uma filosofia de vida e compromisso de empresas e pessoas. Para muita gente, ela é, na verdade, uma obrigação em um mundo que vê cada vez mais a necessidade de cuidados e a preservação da natureza.

Qual a importância de um projeto sustentável?

Cuidar do planeta para que se possa viver adequadamente o maior tempo possível é uma luta constante de muitas nações preocupadas com o futuro da humanidade. E, hoje, é impossível ter tudo isso sem a arquitetura sustentável.

Isso porque um projeto sustentável deixa para trás a ideia de relacionar construções a grandes obras e assume o conceito de habitat vivo, tendo como principal missão buscar soluções que impactem o ecossistema da Terra da forma mais amena possível.

Qual a relação entre projeto sustentável e arquitetura sustentável?

A arquitetura sustentável nada mais é do que o conceito que abrange ideias e soluções para otimizar recursos naturais durante um processo construtivo, buscando minimizar todo e qualquer impacto ambiental. Dito isso, todo projeto sustentável tem como premissa atender às necessidades de sobrevivência humana sem deixar de lado as questões sociais, ecológicas e econômicas.

Antes de iniciar qualquer plano de construção, um arquiteto deve levar em consideração todo o ciclo de vida sustentável daquele projeto, atentando-se aos processos de uso ou consumo, manutenção e demolição. Mais do que criatividade, esse ramo da arquitetura corporativa exige alto conhecimento sobre todos os processos, possibilidades e necessidades ambientais.

Projete de forma responsável com a Plantar Ideias

Criada em 2016, a Planta Ideias é um estúdio de arquitetura preocupado em atender a filosofia da arquitetura sustentável, tendo como principal objetivo criar conceitos, objetos e espaços que promovam o bem-estar e o contato com a natureza, sempre com uma abordagem mais sensível e apurada sobre as questões do meio natural e a construção de paisagens.

projeto sustentável
EN | PT
error: Content is protected !!