Entenda a importância do paisagismo para edifícios comerciais

O paisagismo em ambientes corporativos contempla diversos tipos de construções, como prédios de escritórios, prédios comerciais, lojas e hotéis, ou seja, locais de trabalho que concentram um volume considerável de colaboradores.

Dentro e fora desses espaços, é possível investir em ideias que causam um impacto visual positivo, aproximam as pessoas da natureza e estimulam a criatividade, a produtividade e a melhoria do clima organizacional.

Para isso, o paisagismo pode ser composto por flores, árvores, assentos ao ar livre, fontes, chafarizes, gramados, bancos, aromas, arbustos, trepadeiras e por aí vai. Os elementos utilizados vão depender do seu orçamento e da criatividade do paisagista.

Quer saber mais sobre o paisagismo edificio comercial? Então, continue a leitura!

 

Quais são os benefícios do paisagismo aplicado no ambiente comercial?

Diversos são os benefícios do paisagismo em ambientes comerciais – especialmente quando estamos falando de paisagismo edifício comercial. Veja quais são as maiores vantagens:

Concentração

O paisagismo favorece a concentração por meio da integração com a natureza, seja nas áreas internas ou externas do prédio. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Melbourne, o contato com a natureza aumenta a qualidade de vida e a concentração.

Bem-estar

As plantas que podem ser inseridas em um projeto de paisagismo permitem que as pessoas se sintam mais confortáveis nos ambientes. Isso influencia diretamente na qualidade de vida dos profissionais e dos clientes que frequentam o local.

Criatividade

Por fim, outro benefício do paisagismo comercial é a estimulação à criatividade. Os projetos mais coloridos e que deixam o verde em evidência ajudam os colaboradores a se sentirem mais livres e criativos ao longo do dia.

 

Quais são os pontos importantes que o paisagista deve focar?

O primeiro ponto que deve ser focado pelo profissional que vai fazer o paisagismo edificio comercial é o estudo preliminar do ambiente. Como os beneficiados pelo projeto vão ser os gestores e colaboradores em geral, é preciso pensar em soluções que atendam às necessidades e gostos da maioria dos envolvidos.

Depois de fazer isso, é hora de verificar as características técnicas do local, desde o tamanho disponível para o paisagismo até as informações relacionadas ao solo, vegetação e posição em relação ao sol.

O segundo ponto importante é o anteprojeto. Nessa etapa, o paisagista coloca em prática as informações obtidas na fase de reconhecimento e estudo preliminar do ambiente visitado. 

No anteprojeto, também são detalhados alguns aspectos de estética e funcionalidade, levando sempre em consideração o objetivo do paisagismo no local.

Por fim, um último ponto que merece atenção é o projeto executivo. Esse é o momento de detalhar mais as questões técnicas do projeto, trazendo para a versão final questões como a iluminação do ambiente e a irrigação, por exemplo.

No projeto executivo, também é indicado o orçamento final, a quantidade de tempo necessária para a finalização do trabalho, a lista de materiais a serem utilizados e demais aspectos relacionados à execução do trabalho.

 

Conheça a Plantar Ideias

A Plantar Ideias utiliza diferentes escalas de design para áreas externas com a finalidade de criar ambientes que favoreçam o contato com a natureza e o bem-estar das pessoas. A empresa existe desde o ano de 2016 e é comandada por Felipe Stracci e Luciana Pitombo, ambos com vasto know-how em projetos paisagísticos de alta qualidade.

Quer saber mais sobre a Plantar Ideias? Navegue pelo nosso site e conheça nossos projetos e serviços!

paisagismo-para-edificio-comercial
EN | PT