Entenda a importância do paisagismo para o futuro das cidades

O paisagismo urbano permite a elaboração de projetos sustentáveis. Saiba como isso pode influenciar diretamente no futuro das cidades.

A forma como grandes espaços urbanos são pensados influencia diretamente na qualidade de vida da população. Por isso, o paisagismo tem papel intrínseco aos projetos sustentáveis, assim como ao futuro das cidades do Brasil – e do mundo.

Hoje, é preciso repensar e reorganizar cidades, de forma que possam comportar um grande número de pessoas sem abdicar de projetos sustentáveis e/ou da qualidade de vida da população.

O que é paisagismo urbano?

O paisagismo urbano pode ser entendido como um campo da arquitetura que visa utilizar espaços abertos, públicos e de áreas livres para criar elementos de recreação, lazer e, no caso dos projetos sustentáveis, mais contato com a natureza.

Por que o paisagismo em espaços públicos é tão importante?

Diversos pontos podem ser citados quando o assunto é a importância do paisagismo em espaços públicos, mas podemos priorizar o fato de trazer diversas vantagens para a qualidade de vida das pessoas, além de embelezar áreas coletivas e melhorar o bem-estar e o conforto – físico e emocional.

Em espaços urbanos com grande concentração de pessoas, como metrópoles, a questão da poluição é alarmante. Projetos sustentáveis de paisagismo, nesse cenário, priorizam a incorporação de árvores e outras plantas, que são responsáveis por reduzir bastante a quantidade de CO2 no ambiente.

Por último, espaços trabalhados pelo paisagismo tendem a ajudar na umidade do ar, diminuir a erosão do solo e preservar a flora local.

Por que o paisagismo urbano é o futuro das cidades?

É muito importante que moradores de grandes cidades possam desfrutar de áreas livres bem projetadas, com elementos que agregam paz, tranquilidade e relaxamento. Hoje, tais aspectos estão sendo cada vez mais valorizados, tendo em vista a alta carga de estresse que as pessoas se submetem todos os dias.

Graças a estudos que comprovam a eficácia do acesso à natureza sobre a qualidade de vida das pessoas, os espaços urbanos estão ganhando mais áreas verdes.

Áreas ao ar livre, além de representarem menos custos de criação, geram alta rentabilidade ao levar em conta a melhora no conforto e felicidade da comunidade – além da viabilização de atividades econômicas nas áreas.

 3 benefícios do paisagismo em espaços públicos 

 1. Agrega beleza e conforto

Os projetos sustentáveis de paisagismo, além de garantirem bem-estar, aliam conforto e beleza aos espaços urbanos, sempre se utilizando de recursos naturais de forma consciente. Ou seja, um dos pontos mais positivos é justamente a valorização estética em conjunto à melhora da qualidade de vida.

2. Cultivo de plantas variadas

Hoje, projetos sustentáveis de paisagismo agregam as mais diversas espécies de plantas, incluindo árvores frutíferas, que podem crescer livremente bem no meio de grandes centros urbanos.

3. Mais saúde para as pessoas

Como citado anteriormente, a ciência já comprovou o poder do contato com a natureza quando o assunto é saúde e bem-estar. As pessoas que passam algum tempo em espaços arborizados desfrutam de diversos benefícios à saúde física e mental.

Como o paisagismo contribui para os projetos sustentáveis

O paisagismo contribui cada vez mais para os projetos sustentáveis, isso porque promove o uso consciente e sustentável de recursos naturais, além de viabilizar o contato dos moradores de grandes centros urbanos com elementos da natureza.

Profissionais paisagistas são capazes de planejar uma utilização mais racional dos espaços urbanos, sendo de extrema ajuda aos projetos sustentáveis e à qualidade de vida da população.

Veja também: Arquitetura sustentável

Conheça os projetos sustentáveis da Plantar Ideias

Os projetos sustentáveis de paisagismo urbano são extremamente importantes nas grandes cidades, onde há uma degradação maior do meio ambiente e rotinas estressantes de muito trabalho e pouco descanso.

A Plantar Ideias sabe disso e trabalha continuamente na elaboração de projetos sustentáveis de paisagismo urbano para locais públicos e privados. Navegue pelo site para conhecer tudo sobre a Plantar Ideias.

Confira também: BIM Construção Civil

Paisagismo
EN | PT