Entenda o que é upcycle e seus benefícios

Upcycle

Você sabe o que é upcycle? Pois saiba que essa técnica permite que a cultura da sustentabilidade tome cada vez mais forma no mundo.

Todos os dias, milhões de resíduos são gerados e jogados na natureza. Isso é feito pelas pessoas – e especialmente pelo mercado! Para diminuir os impactos negativos ao meio ambiente, são criadas técnicas que visam à reutilização criativa de materiais e resíduos. 

Continue a leitura e saiba o que é upcycle e quais são os maiores benefícios dessa técnica!

O que é upcycle?

O upcycle é uma técnica de reaproveitamento de materiais para a criação de novos objetos de maior qualidade e estilo. A ideia surgiu nos anos 1990 e, desde então, vem sendo desenvolvida por diversos profissionais que apostam em arte e sustentabilidade.

A reutilização da qual trata o upcycle tem uma natureza inovadora e criativa. Pedaços de torneiras podem virar cafeteiras, garrafas de uísque podem ser utilizadas como base de abajures, pás podem se tornar cadeiras e por aí vai…

A grande diferença de upcycle para reciclagem, caso você esteja se perguntando, não é apenas o nome americano, mas todo o conceito por trás do estilo! 

Na reciclagem, normalmente são utilizados agentes químicos com os materiais, e o que é gerado a partir dali possui uma qualidade, ainda que boa, menor do que a versão original. 

No upcycle, isso é completamente diferente, já que o produto criado a partir do material original tende a ter uma qualidade e um teor artístico muito maior.

Benefícios do upcycle 

Veja agora alguns benefícios de aplicar a técnica do upcycle:

Liberdade criativa

Por meio do upcycle, o criador tem uma liberdade muito grande para soltar a imaginação. Praticamente tudo é possível, desde que o material seja bem-higienizado e aproveitado. Não há um padrão a ser seguido e nem uma finalidade específica para cada material. É possível utilizar até mesmo resíduos e transformá-los em belíssimas peças artísticas e funcionais!

Tendência

Se você gosta de uma tendência, saiba que o upcycle está entre as principais tendências de decoração para os próximos anos. Fazer mais com menos, ser sustentável e criar a partir do inimaginável é o que as pessoas buscam nos novos e ousados criadores – e o upcycle tem todos esses requisitos.

Sustentabilidade

O upcycle, além de ser superinovador, também conta com a vantagem de ser sustentável. O aproveitamento dos materiais traz essa característica, mas vai muito além disso. Os produtos criados a partir dos materiais também devem ter uma natureza sustentável, para que quando não forem mais utilizados, também possam virar outros objetos.

Oportunidade

Diante de tudo que foi abordado até aqui, você já deve ter percebido que o upcycle é uma excelente oportunidade de negócio, não é mesmo? Pois bem, as empresas que visam se destacar no mercado de decoração podem aproveitar o boom do upcycle para renovar seu estoque e fazer muitas vendas.

Prova disso é a marca de roupas mundialmente conhecida Cavalera, que criou uma linha com dezenas de carteiras e bolsas feitas a partir do upcycle, com sacos de cimento usados. Dá para acreditar? 

Se você gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre os projetos de arquitetura ambiental sustentável da Plantar Ideias, continue aqui no site!

EN | PT