Plantar Ideias: um escritório de arquitetura que trabalha com a construção da paisagem

A Plantar Ideias é um escritório de arquitetura que iniciou suas atividades em 2016, nascendo da necessidade de trazer um olhar diferente sobre espaços urbanos e coletivos. 

A preocupação com a interação entre pessoas e natureza é algo que pode ser observado como principal característica desde nossos primeiros projetos. Por isso, todos os ambientes ou objetos que projetamos têm como herança a busca pela harmonia e leveza. 

Parte disso se traduz na preocupação com o paisagismo. A arquitetura urbana é uma das nossas especialidades, mas não deixamos de lado a inserção de elementos naturais, que são responsáveis por proporcionar mais bem-estar a todos aqueles que passam pelos espaços projetados pela Plantar Ideias. Por isso, podemos dizer que somos um escritório de arquitetura que trabalha com a construção da paisagem.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre a relação entre arquitetura, urbanidade e paisagismo, continue acompanhando este artigo. Temos algumas informações interessantes a serem compartilhadas.

Arquitetura, design urbano e paisagismo: qual é a relação entre esses três elementos? 

O paisagismo e a arquitetura são duas áreas do design que funcionam em uma relação quase simbiótica. Integrar a natureza a projetos de arquitetura urbana é uma necessidade cada vez maior, considerando-se o avanço de espaços acinzentados e pouco convidativos à interação humana. 

Sendo assim, o paisagismo surge como uma das principais ferramentas da arquitetura moderna, possibilitando a combinação de elementos naturais e artificiais para a criação de ambientes que promovem mais bem-estar, além de uma maior integração com elementos verdes. 

Ao contrário do que muitos podem imaginar, o paisagismo vai muito além da criação de cenas inspiradoras para ambientes como praças ou jardins. Ele também pode ser aplicado em projetos de menor escala e menor dimensão, como áreas de convivência em prédios corporativos, comerciais ou residenciais. Essa é uma das especialidades da Plantar Ideias.

O trabalho de um arquiteto

O arquiteto é responsável por fazer o acompanhamento de diversos projetos, fiscalizando detalhes da obra, determinando o uso de fornecedores e ajustando o cronograma de atividades sempre que necessário. 

Dentre as funções de profissionais de um escritório de arquitetura que trabalha com a construção da paisagem, estão o pensar o espaço e a forma com que será feita a interação entre o construída e as pessoas, como integrar vegetação e elementos da natureza, estimular sensações e memórias. São resultados em desenho como planta baixa, estipulação de prazos de entrega de materiais e a coordenação de equipes de execução. 

O que a Plantar Ideias oferece?

A Plantar Ideias é um escritório de arquitetura que trabalha com a construção da paisagem, focando em projetos com arquitetura paisagística que promovem mais integração interpessoal, além de incentivar a relação das pessoas com a natureza. 

Em nosso site, você pode conferir todos os projetos nos quais estivemos envolvidos ao longo dos últimos anos, assim como entender os serviços de paisagismo e arquitetura oferecidos pela Plantar Ideias. Navegue no site para conhecer mais sobre nosso trabalho e entrar em contato conosco.

Escritório de arquitetura e paisagismo
EN | PT