Por que minha cidade deve ter uma arquitetura fitness ao ar livre?

A prática de exercícios físicos é importante para uma vida saudável, e muitos já sabem disso. Ainda assim, exercitar-se regularmente é um desafio para grande parte das pessoas e isso deve-se a uma série de fatores, sendo o principal deles a falta de acesso a espaços gratuitos para prática.

Sendo assim, a arquitetura fitness pode ajudar cidades a promover mais saúde entre seus habitantes. Este artigo traz algumas das principais vantagens desse tipo de arquitetura e maneiras de implementá-la.

Por que adotar uma academia ao ar livre?

Projetos de academia ao ar livre – um dos principais recursos da arquitetura fitness – podem ter muitas vantagens para a comunidade. Leia nos tópicos a seguir alguns dos principais benefícios desse tipo de construção. 

OFERECE QUALIDADE DE VIDA

As evidências científicas que corroboram os benefícios da atividade física para a qualidade de vida são variadas e conhecidas há muitos anos, mostrando a relação entre o sedentarismo e doenças crônicas, como a diabetes, hipertensão e mais. 

Além disso, a academia ao ar livre aumenta a exposição à vitamina D, um componente essencial para a saúde do corpo humano. Por esses motivos, as academias públicas ao ar livre são maneiras eficientes e, relativamente, baratas de promover mais saúde para a população.

GERA INCLUSÃO SOCIAL

Esses espaços também podem ser ótimos para promover a sociabilidade entre cidadãos e aumentar o senso de comunidade entre todos os habitantes da região.

Dessa maneira, frequentadores das academias ao ar livre podem se sentir mais motivados a manterem suas rotinas de exercícios, já que farão parte de um grupo voltado para esse objetivo.

FÁCIL ACESSO AOS APARELHOS

Outro grande empecilho para a prática regular de atividades físicas é o acesso a espaços com estruturas adequadas. Muitas vezes, o investimento em uma academia particular pode ser negligenciado em relação a outros gastos, o que impacta diretamente a saúde dos indivíduos.

Sendo assim, ter acesso gratuito aos aparelhos pode ser um fator de incentivo muito grande para a prática. 

OS MORADORES ECONOMIZAM

A economia também é outra grande vantagem das academias ao ar livre. Com o acesso gratuito a equipamentos de academia, as pessoas podem guardar o dinheiro ou utilizá-lo de maneiras diferentes, mas sem comprometer sua saúde. Por serem gratuitas e de fácil acesso, essas academias podem ser o pontapé inicial para a adoção de práticas de vida mais saudáveis. 

Como planejar um projeto de arquitetura fitness ao ar livre?

O projeto de uma academia ao ar livre requer bastante planejamento, já que existem diversas etapas burocráticas envolvidas no processo, tais como a escolha do local, a arrecadação de fundos, a escolha dos equipamentos e mais.

Todo o projeto de arquitetura fitness para academias públicas deve começar com o entendimento das necessidades e desejos da comunidade. Essas informações guiarão decisões como o local de instalação dos equipamentos, os tipos de equipamentos instalados, a rotina de manutenção, etc. 

Se uma região tem muitos pais de crianças em idade escolar, por exemplo, pode ser interessante instalar academias ao ar livre perto de parques de recreação ou escolas. 

Por outro lado, se a população de uma região é idosa, é importante ter preocupação extra com a acessibilidade do local e com a ação dos aparelhos, focando em equipamentos de uso facilitado e que contribuam para construir força e otimizar a mobilidade. 

Outra preocupação deve ser com os fornecedores dos equipamentos, assim como a empresa responsável pelo projeto de arquitetura. Eles serão os responsáveis pela implementação de todo o projeto, uma fase crucial do processo.

Precisa de uma ajuda com um projeto de arquitetura fitness? A Plantar Ideias pode ajudar

A Plantar Ideias é uma especialista em projetos de arquitetura modernos e sustentáveis, atuando no mercado desde 2016. Nós nos destacamos por equilibrar técnica e criatividade de maneira a criar projetos eficientes, bonitos e harmônicos. Visite nosso site e conheça mais sobre a Plantar Ideias!

EN | PT