Projeto de academia ao ar livre: por que é importante? Como montar um projeto?

Exercitar-se é um cuidado muito importante para a saúde em longo prazo. Movimentar o corpo está atrelado a diversos benefícios, que vão desde o ganho de condicionamento físico até a melhoria da saúde mental. 

Apesar disso, muitas pessoas não gostam de academias e não se sentem motivadas para começar a se exercitar em casa. Em um cenário como esse, academias ao ar livre despontam como ótimas opções. 

Por isso, sua popularidade tem crescido muito nos últimos anos, impulsionada, principalmente, por políticas de saúde pública. Você já se perguntou como se dá um projeto de academia ao ar livre? Neste artigo, detalhamos o assunto com mais profundidade e ainda tiramos dúvidas acerca de um projeto como esse. Boa leitura!

O que é uma academia ao ar livre? Por que ela é importante?

Uma academia ao ar livre se configura pela instalação de aparelhos de musculação e outros exercícios físicos em lugares abertos, de livre circulação de pessoas. Usualmente, academias do tipo podem ser encontradas em parques ou praças.

O principal objetivo de instalações como essas é fomentar a prática de atividades físicas, desde o alongamento até exercícios cardiovasculares e de fortalecimento. Aliados a uma dieta equilibrada, os exercícios podem ajudar na perda de peso e na melhoria do condicionamento físico, prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes e a obesidade.

Quais são as vantagens de uma academia ao ar livre?

Academias ao ar livre, em sua maioria, são gratuitas para uso. Tal característica pode servir como um fator de estímulo para pessoas sedentárias, que não desejam investir em uma academia convencional, mas também não sabem como começar a se exercitar em casa.

Dessa maneira, elas podem ajudar a população a seguir uma vida mais saudável por meio da prática regular de exercícios, um hábito que – comprovado por meio de evidência científica – ajuda a controlar níveis de colesterol, diminui o risco de doenças coronárias, diabetes, obesidade e promove o bem-estar mental.

Sob uma perspectiva mais utilitária, academias ao ar livre também são ótimas maneiras de revitalizar e dar novo propósito a áreas urbanas que, anteriormente, estavam ociosas. Além disso, esses espaços tornam-se multifuncionais, já que podem aliar o aspecto da sociabilidade à comunidade local.

Portanto, em resumo, os benefícios de uma academia ao ar livre são:

  • Gratuidade;
  • Adição de funcionalidade a espaços urbanos ociosos;
  • Criação de espaços multifuncionais;
  • Contribuição para a manutenção da saúde mental;
  • Fortalecimento de músculos;
  • Diminuição da taxa de doenças crônicas;
  • Melhoria do condicionamento físico.

Processos necessários para instalar uma academia ao ar livre

O projeto de academia ao ar livre requer uma boa dose de planejamento, a fim de que recursos sejam bem-aplicados. Nesse sentido, vale a pena dedicar um tempo para entender quais são as demandas das pessoas que usarão a academia ao ar livre, pesquisando, por exemplo, quais exercícios elas gostariam de praticar, qual é a faixa etária de seus frequentadores, entre outras informações. 

O próximo passo é pesquisar sobre o melhor espaço para a instalação das estruturas. É importante lembrar que até mesmo prédios particulares, como condomínios, por exemplo, precisam de autorizações especiais da prefeitura para instalar um projeto de academia ao ar livre.

Então, os responsáveis devem iniciar a captação de recursos para a instalação da academia, levando em consideração também os gastos com a manutenção dos equipamentos. Por isso, contar com uma fornecedora de confiança é importante. 

Com a equipe certa, o processo de planejamento e montagem da estrutura deve ser relativamente rápido, ocorrendo sem imprevistos. É importante lembrar, no entanto, que a instalação de academias do tipo, assim como sua utilização, estão diretamente atreladas às condições climáticas.

Precisa de ajuda para montar um projeto de academia ao ar livre? A Plantar Ideias pode ajudar

Somos uma empresa especializada na instalação de mobiliários urbanos sustentáveis, utilizando a integração à natureza como fator estético e de integração. Nós celebramos o equilíbrio entre a criatividade e habilidade técnicas em todo projeto que concluímos. Visite nosso site e confira nosso portfólio de projetos!

EN | PT