Projetos de urbanismo sustentável e a importância da tecnologia BIM

Projetos de urbanismo sustentável

O conceito de BIM pode ser definido como o conjunto de técnicas tecnológicas que ajudam a criar um sistema inteligente para reproduzir e fazer testes em projetos de construção. Com ele, é possível trazer mais sustentabilidade para diversos empreendimentos. 

Saiba mais sobre projetos de urbanismo sustentável e como eles se relacionam com o BIM!

O que é o urbanismo sustentável?

O urbanismo sustentável se propõe a ir além do concreto e da produção de resíduos, dando um passo adiante em direção ao equilíbrio ecológico focado na sustentabilidade e na conservação dos recursos naturais tão escassos nos dias de hoje.

Dentro desse panorama, são desenvolvidas técnicas e ferramentas capazes de fazer verdadeiras obras de arte nas construções urbanas sem agredir o meio ambiente. Isso é feito com o descarte adequado do lixo e com a utilização cada vez menor de recursos, como a madeira, por exemplo.

Além disso, o urbanismo sustentável não se preocupa apenas com a sustentabilidade dos itens utilizados, mas em como a obra vai exercer um papel social no local onde é realizada. Para isso, são desenvolvidos projetos focados na acessibilidade, localização e reciclagem de espaços.

Como o BIM se tornou indispensável para a criação de projetos sustentáveis?

O Building Information Modeling (BIM), que em tradução literal significa Modelagem da Informação da Construção, é um conjunto de recursos e técnicas que permitem que uma obra seja mais sustentável ao reduzir a quantidade de recursos e resíduos.

Além de reduzir os desperdícios e os impactos ambientais, é muito possível que a aplicação do modelo BIM seja obrigatória nos próximos anos. Isso significa que as empresas que começarem a utilizá-lo desde agora podem ter uma vantagem competitiva no futuro. Veja algumas aplicações do BIM:

Água

O modelo BIM ajuda a quantificar o volume de água que será utilizado em uma determinada obra. O cálculo ajuda a saber exatamente a quantidade necessária, reduzindo o consumo desnecessário de água.

Energia

Em relação à energia, o BIM pode ajudar a avaliar a eficiência energética de uma construção. É possível analisar com mais transparência as alternativas possíveis e aliar a eficiência, a economia e a sustentabilidade energética do empreendimento.

Emissão de carbono

Por fim, o BIM possibilita que diversos testes sejam feitos para que as escolhas finais tenham o menor impacto de emissão de carbono possível dentro das condições financeiras do projeto.

Saiba mais: Como a tecnologia BIM pode auxiliar no desenvolvimento de projetos mais sustentáveis

O que levar em consideração em projetos de urbanismo sustentável?

O primeiro passo para criar um projeto sustentável é escolher os materiais adequadamente. As opções por materiais ecológicos que ajudam a preservar os recursos naturais são essenciais para que o projeto seja verdadeiramente sustentável.

Outro ponto importante é a escolha do local de origem dos materiais. É essencial que ele não contribua para o desmatamento e que tenha uma fácil acessibilidade para todos. Assim, além de sustentável para a natureza, ele exerce um papel social de inclusão.

Algumas outras alternativas também podem ser consideradas para fazer projetos de urbanismo sustentável, como a inclusão sensores de presença para reduzir o consumo de energia da iluminação, por exemplo. 

No final do projeto, ainda é preciso que os resíduos sejam descartados adequadamente ou reutilizados em outros projetos.

Continue navegando no nosso site e conheça mais sobre a Plantar Ideias!

EN | PT