Quais os benefícios da arquitetura verde para seus projetos?

Estimativas publicadas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente mostram que a construção civil é responsável por 40% do consumo de energia do mundo e 40% dos resíduos acumulados no mundo.

Nesse contexto, projetos de arquitetura verde surgem como mais do que apenas um luxo ou um modismo. Hoje, eles mostram a necessidade e a urgência por projetos de construção civil mais sustentáveis para o planeta. 

Se você quer se aprofundar um pouco mais sobre o que são projetos de arquitetura verde e quais seus benefícios ou desafios, continue acompanhando este artigo da Plantar Ideias.

O que é arquitetura verde?

A arquitetura verde – também conhecida como arquitetura sustentável ou ecoarquitetura – propõe uma maneira de projetar construções e outros projetos arquitetônicos de forma a otimizar a aplicação de recursos naturais. Seu principal objetivo é minimizar os impactos ambientais causados pelas edificações.

Projetos de arquitetura do tipo são regidos por alguns princípios básicos. São eles: 

  • diminuição do uso de recursos naturais;
  • otimização do uso de energia elétrica; 
  • uso de fontes de energia alternativas e renováveis; 
  • promoção da reciclagem de resíduos;
  • uso da natureza como parte do projeto.

Por que adotar esse tipo de arquitetura?

Além de ajudar na preservação ambiental do planeta, a arquitetura verde também apresenta uma série de benefícios, tornando-a muito atrativa para o aspecto estético e funcional.

Entenda agora algumas das principais vantagens de se adotar projetos de arquitetura verde.

Maior valor de mercado

A aplicação de técnicas sustentáveis faz com que prédios residenciais e comerciais mantenham um alto valor de revenda, afinal, custos recorrentes e de manutenção são menores em prédios verdes.

Além disso, a crescente preocupação com a natureza coloca os prédios sustentáveis em alta demanda.

Economia nas contas de luz e água

Como você sabe, a otimização do uso de recursos naturais é uma das chaves dos projetos de arquitetura sustentável. Por isso, construções do tipo tendem a contar com alguns recursos: ventilação e iluminação passiva, uso de energia fotovoltaica e até mesmo o reaproveitamento de água. 

Tudo isso contribui para que contas de consumo, como energia elétrica, por exemplo, sejam drasticamente reduzidas.

Mais qualidade de vida

Projetos sustentáveis não têm apenas o intuito de otimizar os recursos naturais, mas também de tornar a experiência mais agradável para as pessoas que frequentam os espaços. 

Um estudo realizado por pesquisadores de Seattle, nos Estados Unidos, mostra que ausências e atrasos foram diminuídos em 40% em escritórios e escolas que utilizavam a arquitetura sustentável.

Os desafios dos projetos de arquitetura verde

A arquitetura verde surge como resposta a um cenário mundial cada vez mais deteriorado pelo uso de recursos naturais de forma irresponsável. O desequilíbrio ecológico causado, em grande parte, pela construção civil tradicional é capaz de causar eventos climáticos extremos com cada vez mais frequência. A pandemia é apenas um dos exemplos que podem ser citados. 

Por isso, repensar a nossa relação com os espaços em que vivemos deve ser encarado como mais do que uma mera alternativa, mas um fator vital para a sobrevivência da vida como conhecemos.

Projetos de arquitetura verde, portanto, representam um esforço na direção certa, mas apenas com a adoção generalizada de práticas sustentáveis de construção civil nós poderemos experimentar, verdadeiramente, os benefícios de se viver em uma sociedade sustentável

Para informar-se mais sobre o assunto, visite nosso blog e confira outros artigos que a Plantar Ideias preparou sobre o tema.

Arquitetura verde projetos
EN | PT