Quais são os benefícios de uma cidade inteligente?

As cidades inteligentes se diferenciam pela maneira como respondem aos conflitos urbanos, sendo mais eficientes em seus processos e, por consequência, proporcionando um ambiente com maior bem-estar social. Não existe uma definição única ou consenso sobre o que é uma cidade inteligente, sendo um dos guias de definição a ISO de cidades inteligentes, acesse esse link e saiba mais sobre projetos sustentáveis desenvolvidos pela Plantar Ideias.

As cidades inteligentes buscam a tecnologia para solucionar suas demandas e conflitos mais latentes, com a utilização da IoT (Internet das Coisas) e Big Data, que acabam por estimular a conversão de dados de diversas áreas municipais (saúde, educação, segurança, lazer, meio ambiente, etc.). A obtenção e a análise de dados possibilitam tomadas de decisão mais claras sobre os desafios urbanos e geram indicadores de desempenho para a avaliação dessa inteligência arquitetura urbana.

Os projetos de cidade inteligente só podem ser elaborados com um olhar mais amplo, dentro de um ciclo de planejamento com diagnóstico e análise, metas e projetos em todas as escalas da cidade. Dentro desse aspecto, a arquitetura inteligente dos espaços urbanos alia a tecnologia de hardware e software a todas as tecnologias construtivas, ambientais e sustentáveis.

O meio ambiente influencia a cidade, que impacta e é impactada por cada edifício, sendo fundamental a coexistência das construções. Nas cidades inteligentes, o edifício passa a se relacionar, de fato, com a cidade inteligente, como um corpo único integrado por meio dos softwares.

Com cidades inteligentes, há:

  1. obtenção e integração de informações;
  2. otimização de recursos públicos;
  3. menor impacto ambiental; e
  4. maior humanização.

Quais são os benefícios de uma cidade inteligente?

Podemos identificar as vantagens da cidade inteligente no projeto Pátio Angra, da Orla de Angra dos Reis, onde a Plantar Ideias desenvolveu o plano de intervenção da orla histórica do município e, também, o Centro Administrativo Sustentável – Pátio Angra, projetos de revitalização de todo o espaço público marítimo e do novo edifício, que convergem atividades secretariais municipais e dão identidade ao município.

O edifício Pátio Angra foi projetado com os conceitos mais contemporâneos de arquitetura inteligente, criando, de forma integrada ao território urbano do município, um novo núcleo de convivência para a cidade, que valoriza seu potencial histórico e turístico.

A proposta revitalizou os espaços públicos, como praças, pátios, orlas e a praia, e utilizou-se de sensores ambientais, iluminação inteligente, sistemas modais, como o compartilhamento de bicicletas, entre outras soluções urbanas, com o intuito de melhorar a vida e o dia a dia do cidadão.

Quais são os benefícios de uma cidade inteligente?

Acesse o link e saiba mais sobre os projetos desenvolvidos pela Plantar Ideias.

EN | PT
error: Content is protected !!