Quais são os benefícios de utilizar o paisagismo em espaços públicos?

O paisagismo urbano é a compreensão da paisagem natural apresentadas em espaços abertos, as áreas livres e de circulação, recreação, amenização, em centros urbanos. A sua função é conservar qualidade ambientais para as cidades bem como oferecer espaços para lazer, recreação para a sociedade.

Quando falamos em paisagismo urbano é fundamental compreender a escala, os fluxos e usos, emprego de materiais como concreto e asfalto versus áreas ajardinadas, grande fluxo de pessoas e veículos, diversos tipos de uso nas cidades e centros urbanos.

O paisagismo urbano tem o objetivo a valorização da natureza em meios urbanos, possui a capacidade de unir o construído com o vazio, integrar os espaços, ruas, calçadas e prédios por meio da vegetação.

Estas paisagens tendem a ser altamente resilientes, ou seja, se regeneram, crescer e se desenvolver continuamente muitas vezes com recursos muito escassos como água e nutrientes. As paisagens urbanas precisam produzir o que chamamos de soluções ambientais, promover bastante sombra, ter alta capacidade de absorção de poluição e ruído, além de embelezar com flores e frutos os espaços públicos. O paisagismo urbano vai muito além de deixar a cidade bonita. Ele deve contribuir para fazê-la funcional e para a solução dos problemas urbanos.

Uma boa paisagem urbana é repleta de árvores, arbustos e canteiros que trazem bem-estar para as pessoas, mas também uma série de soluções que o ambiente urbano necessita para estar em harmonia com o clima, com o ar, ruídos, com as águas, e outros elementos da natureza.

Ruas mais arborizadas, praças e parques bem distribuídos e com equipamentos coerentes ao perfil da vizinhança auxiliam no equilíbrio urbano, espaços mais verdes são mais valorizados, tem uma comunidade mais saudável e integrada.

A paisagem urbana tem diversas maneiras de ser apreciada principalmente pela sua escala, pois estamos falando da arborização de uma avenida, desenho de canteiros de uma praça, contornos e circulações de um parque, ou simplesmente a relação do canteiro da calçada sua casa com o restante da rua.

A agregação do paisagismo à arquitetura e ao planejamento urbano é uma tendência que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da função social das cidades, principalmente nos projetos de urbanismo sustentável. Isso permite uma maior integração do homem com a natureza e também representam uma visão sobre o projetar as cidades para o cidadão.

Não existe contra indicação ao contato com a natureza.

A Plantar Ideias desenvolveu junto à Numem Produtora um projeto social Cidades Inteligentes desenvolvido em cinco municípios brasileiros com foco na melhoria do paisagismo urbano, agregando também o design de mobiliário e a arte urbana.

Neste projeto a comunidade foi convidada a construir os jardins de praças urbanas, compreendendo como se planta e como se projeta um jardim. O olhar do arquiteto paisagista neste âmbito busca entender as escalas que estão sendo trabalhadas a composição da paisagem e dar suporte para as melhores escolhas para o meio urbano.

A paisagem urbana é muito generosa, pois congrega todas as escalas e estilos, busca a democratização do verde como premissa básica. Confira este projeto que desenvolvemos em 5 cidades diferentes com o propósito de melhorar a paisagem urbana e unir a comunidade e veja como podemos construir de maneira simples melhores paisagens urbanas.

Quais são os benefícios de utilizar o paisagismo em espaços públicos?
EN | PT
error: Content is protected !!