Qual é a importância dos mobiliários urbanos para uma cidade?

Os mobiliários urbanos fazem parte de todas as cidades do país. Existem coisas que nunca paramos para pensar em nossa cidade, mas que fazem uma grande diferença em nosso dia a dia. Esse é o caso dos mobiliários urbanos, que nos ajudam em nossa rotina, moldando a nossa relação com espaços externos. Eles auxiliam, por exemplo, as pessoas no descanso e fornecem lugares confortáveis para encontros em grupo. 

Os mobiliários urbanos também têm uma íntima relação com o paisagismo de uma cidade, podendo impactar positivamente o aspecto estético de um espaço, sobretudo se mesclados a elementos naturais como as árvores. Apesar de sofrerem com a ação do tempo e, por vezes, com a depredação, existem diversas maneiras pelas quais o mobiliário urbano pode ter sua vida útil maximizada. A confecção com materiais de qualidade – como o aço e o concreto – é apenas uma delas.

Veja, neste post, mais informações a respeito dos mobiliários urbanos e qual a importância deles para sua cidade. Acompanhe!

O que é mobiliário urbano?

Podemos definir mobiliário urbano como um conjunto de objetos ou equipamentos colocados nas ruas e demais locais públicos de uma cidade. Esses itens são de uso coletivo, ou seja, qualquer pessoa pode utilizá-los. No caso de uma placa de direção, por exemplo, qualquer pessoa que deseje fazer isso pode se guiar pelas placas.

Esses mobiliários urbanos também servem para ajudar a administração a realizar diversos serviços públicos. Para esse exemplo, podemos citar os pontos de ônibus, que ajudam a administração pública a prover o serviço de transporte público. Se não fossem esses pontos de ônibus, as pessoas não teriam um local específico para pegar ônibus, e isso acabaria dificultando a vida de quem precisa do serviço.

Esse foi apenas um exemplo, podemos citar diversos outros mobiliários urbanos que fazem toda a diferença em uma cidade, especialmente se ela é uma cidade turística, se possui praças, praias, entre outros atrativos que poderiam fazer uso de mobiliários urbanos.

Como o mobiliário urbano afeta a paisagem de uma cidade?

Os mobiliários urbanos afetam grandemente a paisagem das cidades. Isso acontece de maneira planejada, sendo que é preciso que a prefeitura esteja sempre atenta às necessidades da cidade para verificar quais mobiliários urbanos são mais interessantes e onde eles devem ser colocados. 

Além disso, a administração deve cuidar da questão da manutenção desses objetos e equipamentos para que eles não apresentem defeitos e acabem prejudicando a população. Aqui, podemos usar o mesmo exemplo da iluminação pública. Se a administração não cuida da iluminação pública, especialmente dos itens que a compõem, os cidadãos acabam ficando sujeitos a mais crimes, por exemplo.

A questão da caracterização da cidade também está no aspecto dos mobiliários urbanos, que podem ter formas e cores diferentes, mas que, ao mesmo tempo, remetem à cidade. Cidades que possuem algum diferencial turístico, por exemplo, podem se utilizar desse tema para embelezar a cidade ainda mais por meio dos mobiliários urbanos.

Tipos de mobiliário urbano

Existem muitos tipos de mobiliários urbanos, os que mais se destacam em relação a sua importância, são:

  • objetos de orientação, como as placas;
  • itens decorativos e funcionais, como os orelhões;
  • equipamentos de iluminação pública, como os postes de luz;
  • construções para auxiliar em serviços públicos, como pontos de ônibus; 
  • entre outros.

Como o BIM ajuda no desenvolvimento dos mobiliários urbanos 

BIM é a sigla de Modelagem da Informação da Construção. Com essa estratégia, é possível simular obras reais em 3D por meio de projetos realizados por engenheiros. O BIM consegue ajudar muito no planejamento das obras públicas de mobiliários, fazendo com que seja possível visualizar, da maneira mais real possível, como essa obra ficaria em um espaço público.

Digamos que a obra seja a de colocação de bancos em praça públicas, sendo os bancos os objetos de mobiliário público. Com o BIM, será possível verificar como esses bancos ficariam, na prática, e assim fazer com que investimentos mais certeiros e obras mais rápidas sejam realizados.

Conheça o trabalho da Plantar Ideias

A Plantar Ideias é especializada na coordenação, consultoria e assessoria de projetos realizados em parques, cidades e grandes empreendimentos. A empresa contribui muito com o planejamento e a execução de projetos de mobiliários urbanos. Conheça mais sobre a empresa e conheça todos os serviços oferecidos.

Confira também: Projeto de praça sustentável

EN | PT